Menopausa e saúde do coração: fique de olho no seu colesterol

Quando falamos em menopausa, a maioria das mulheres pensa na osteoporose e nas ondas de calor. No entanto, nem todas sabem que a menopausa pode provocar o aumento dos níveis de colesterol. Além disso, estudos indicam que cerca de 80% das mulheres, eventualmente, desenvolvem hipertensão arterial na fase de menopausa. 

A hipertensão, assim como o colesterol alto, constituem fatores de risco importantes para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares

Segundo dados do Ministério da Saúde, o infarto e o AVC (Acidente Vascular Cerebral) são as principais causas de morte em mulheres com mais de 50 anos no Brasil. Quer saber por que isso ocorre e como você pode se prevenir? Acompanhe o artigo a seguir.

Menopausa e saúde do coração

Após os 50 anos, os níveis de colesterol se estabilizam nos homens e aumentam nas mulheres, assim como o LDL, conhecido como colesterol “ruim”.

Na perimenopausa (período imediatamente anterior à menopausa que estende-se até o primeiro ano após a última menstruação), ocorrem alterações no perfil lipídico. Os níveis de colesterol total e do LDL aumentam e, na pós-menopausa, as mulheres apresentam concentrações mais altas de colesterol total, LDL e triglicerídeos.

Hipertensão Arterial e menopausa

A pressão alta (hipertensão arterial) é um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. 

Segundo a Diretriz Brasileira sobre Prevenção de Doenças Cardiovasculares em Mulheres Climatéricas, cerca de 80% das mulheres, eventualmente, desenvolverão hipertensão arterial na fase de menopausa. 

A incidência de hipertensão arterial sistêmica aumenta tanto com a idade, quanto com o início da fase pós-menopausa.

A pressão alta contribui para aproximadamente 35% de todos os eventos cardiovasculares e cerca de 45% dos casos de infarto que não são diagnosticados em mulheres, o que eleva o risco de Doença Arterial Coronariana em quatro vezes comparada a mulheres que possuem pressão arterial normal.

Por que as mulheres tendem a desenvolver hipertensão no período da menopausa?

A hipertensão arterial acomete, geralmente, mulheres de 45 a 55 anos, período que marca o início do climatério (período de transição da fase reprodutiva para a fase de pós-menopausa),  quando a produção de estrogênio pelos ovários decresce gradativamente. Desta forma, a mulher perde a importante proteção cardiovascular promovida pelo estrogênio.

Quais são as recomendações para a prevenção de doenças cardiovasculares em mulheres?

  • Abandonar o cigarro;
  • Realizar pelo menos 30 minutos de atividade física de intensidade moderada 3 a 6 dias na semana;
  • Adotar uma dieta rica em frutas e vegetais. As fibras contribuem para reduzir os níveis de colesterol;
  • Consumir peixe pelo menos 2 vezes na semana;
  • Evitar o consumo de alimentos que apresentem gorduras trans;
  • Limitar o consumo de álcool;
  • Reduzir o consumo de sal para controlar a pressão arterial.

Além de todas essas recomendações, é importante estar com os exames em dia. Um simples exame de sangue já pode indicar alterações nos níveis de colesterol.  

Você pode realizar esse exame – e também fazer a aferição da pressão arterial – em muitas farmácias. Programas de orientação para quem deseja perder peso e parar de fumar são outros serviços disponíveis nesses locais. O eletrocardiograma também alerta para possíveis doenças no coração, consulte o seu médico.

Se você gostou do que aprendeu, aproveite para divulgar o conteúdo para os seus amigos nas redes sociais. Setembro é o mês do coração procure os profissionais de saúde!

Compartilhar artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Artigos relacionados:

Saúde da mulher

Saúde da mulher: o que fazer para evitar as principais doenças?

O Outubro Rosa nasceu com o objetivo de compartilhar e promover a conscientização sobre o câncer de mama. O mês também marca ações que visam chamar a atenção e conscientizar todas as pessoas sobre os diversos problemas de saúde comuns na vida das mulheres. Saiba o que fazer para evitá-los.

Saúde da mulher

O que é Outubro Rosa?

O câncer de mama é um dos tipos de câncer mais comuns no mundo. Para chamar a atenção da população, o Outubro Rosa nasceu para promover a prevenção do câncer de mama e salvar vidas.

Para entrar em contato com a central de atendimento é necessário aceitar a Politica de Cookies.