Como melhorar a saúde do coração?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte prematura em todo o mundo. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 300 mil pessoas sofrem de problemas de saúde do coração, o que corresponde a uma morte a cada 2 minutos. De acordo com especialistas, essas doenças poderiam ser evitadas na maior parte dos casos, se as pessoas adotassem hábitos de vida saudáveis.

Quer saber o que são essas doenças, quais são os sintomas e o que você pode fazer para evitá-las? Acompanhe o post a seguir.

Saúde do coração: 0 que são doenças cardiovasculares?

Doenças cardiovasculares são um grupo de doenças do coração e dos vasos sanguíneos. 

As principais incluem as doenças dos vasos sanguíneos que irrigam o cérebro (doença cerebrovascular) e a doença dos vasos sanguíneos que irrigam o músculo cardíaco (doença coronariana).

O ataque cardíaco (infarto) e o acidente vascular cerebral (AVC) são eventos agudos que geralmente acontecem por causa de bloqueios que impedem o fluxo de sangue no coração e no cérebro (aterosclerose).

O que é a aterosclerose?

A aterosclerose é uma inflamação causada pelo depósito de gorduras nas artérias, que acabam impedindo o fluxo sanguíneo. 

É uma doença de progressão lenta que se inicia na infância. Esse processo se desenvolve devido a diferentes fatores, modificáveis ou não. Quanto maior o número de fatores de risco, maior o grau e gravidade da doença.

O que causa o infarto e AVC?

Na maior parte dos casos, os AVCs e infartos são causados por uma combinação de fatores de risco como o tabagismo, obesidade, uso excessivo de álcool, pressão alta, diabetes, dieta pobre em frutas e vegetais, sedentarismo e alterações nos níveis de gorduras no sangue. Ter familiares com doenças cardíacas também é um fator de risco importante.

Quais são os sintomas do ataque cardíaco e do AVC?

Os sintomas do ataque cardíaco incluem:

  • Dor ou desconforto no centro do peito;
  • Dor ou desconforto nos braços, ombro esquerdo, cotovelos, mandíbula ou costas.
  • Dificuldade em respirar ou falta de ar;
  • Sensação de enjoo ou vômito;
  • Sensação de desmaio ou tontura;
  • Suor frio; e palidez.

Em relação ao AVC, o sintoma mais comum é uma súbita fraqueza nos membros inferiores e da face, que são mais frequentes em um lado do corpo. Outros sintomas incluem:

  • Dificuldade para enxergar;
  • Dormência na face;
  • Tontura;
  • Dificuldade para andar;
  • Dor de cabeça, desmaio e perda de consciência.

Pessoas que apresentam os sintomas listados devem procurar ajuda médica imediatamente.

Saúde do coração: o que fazer para evitar as doenças cardiovasculares?

  • Acompanhar periodicamente os níveis de colesterol, realizando o exame do perfil lipídico: muitas vezes, o aumento do colesterol não é acompanhado de sintomas e está associado a doenças cardiovasculares.
  • Abandonar o cigarro: o hábito de fumar está relacionado à queda das taxas de HDL (“colesterol bom”).
  • Evitar o consumo de álcool: o consumo excessivo de álcool é um fator de risco para o AVC e a insuficiência cardíaca.
  • Adotar uma alimentação saudável: o consumo de grandes quantidades de gordura saturada (encontrada em alimentos de origem animal e ultraprocessados) está relacionada ao aumento das taxas de colesterol total e LDL, o “colesterol ruim”. Por isso, procure sempre consumir alimentos naturais.
  • Controlar o peso: a obesidade e o sobrepeso estão relacionados à alterações nos níveis de gorduras no sangue.

Procure um profissional de saúde

Além de todas essas recomendações, é importante procurar profissionais de saúde como nutricionistas, médicos e farmacêuticos. Uma abordagem multiprofissional é essencial para a saúde do coração.

Em muitas farmácias, você já pode realizar o exame do perfil lipídico, além de fazer o acompanhamento da sua pressão arterial. Para manter uma alimentação saudável ou mudar seus hábitos, é importante buscar um nutricionista. Em relação ao cardiologista, o ideal é procurá-lo a partir dos 40 anos, no entanto, o momento certo para pode variar de acordo com os fatores de risco.

Quer receber mais conteúdos assim em primeira mão? Assine o Blog do Hilab e curta nossa página no Facebook!

Biblioteca Virtual em Saúde. Ministério da Saúde. Acidente Vascular Cerebral. AVC. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2188-avc-acidente-vascular-cerebral>. Acesso em: 11 de agosto de 2020. 

Governo do Brasil. Doenças cardiovasculares são principal causa de morte no mundo Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/saude/2017/09/doencas-cardiovasculares-sao-principal-causa-de-morte-no-mundo>. Acesso em: 11 de agosto de 2020. 

Organização Pan-Americana da Saúde. Ministério da Saúde. Doenças cardiovasculares. Disponível em: <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5253:doencas-cardiovasculares&Itemid=839>. Acesso em 11 de agosto de 2020. 

Leia mais:

Gostou do artigo? Avalie

Média da classificação / 5. Número de votos:

Acompanhe novidades sobre saúde e bem-estar: assine a nossa newsletter.

Para entrar em contato com a central de atendimento é necessário aceitar a Politica de Cookies.