O que é Outubro Rosa?

Saiba qual é a importância da data para a saúde da mulher.

Você sabia que o câncer de mama é o câncer mais incidente em mulheres de todo o mundo? No Brasil, a estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é de 66.280 novos casos de câncer de mama a cada três anos.

Apesar de o câncer de mama ser o mais comum entre mulheres, isso não significa que cuidados com a saúde não possam auxiliar na prevenção da doença.

Para reverter essa situação, uma das campanhas de conscientização mais famosas foi criada, promovendo o autocuidado e saúde das mamas. Acompanhe o texto a seguir e saiba mais sobre o Outubro Rosa.

O que é o Outubro Rosa?

É o movimento de conscientização do câncer de mama durante todo o mês de outubro, idealizado para disseminar a informação sobre fatores protetores e a detecção precoce do câncer de mama.

Esse é o momento de organizações e empresas criarem eventos técnicos, informativos, debates e apresentações sobre o tema. Além das maneiras formais de conscientização, também é comum ver corridas de rua em nome e outras iniciativas criativas em nome do movimento. Vale de tudo para disseminar a informação!

Quem deve se conscientizar?

O grupo de risco para o câncer de mama se caracteriza por mulheres acima dos 40 anos, Além desse grupo, mulheres transgênero que realizam tratamento hormonal também precisam receber atenção na saúde das mamas, pelo risco causado pelo uso de estrogênio.

Ainda, existem algumas condições que agravam o risco de câncer de mama. O hábito de fumar, álcool em excesso, reposição hormonal sem acompanhamento e falta de exercícios físicos são fatores que favorecem o surgimento do câncer.

Raro mas não impossível, ainda há casos de homens com câncer de mama. Estima-se que a cada 100 diagnósticos, 1 deles é masculino.

Como foi criado o Outubro Rosa?

Você já deve ter percebido que a cada mês há uma campanha de conscientização diferente, uma data que, unida a uma cor, representa e sintetiza uma questão relevante. Esses movimentos são uma ótima oportunidade para alertar e conscientizar os grupos de risco e trazer visibilidade para questões de saúde. E assim é o Outubro Rosa.

O movimento foi originalmente criado pela fundação americana Susan G Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

No Brasil, o movimento vêm sendo popularizado. Desde 2010 o INCA participa anualmente da iniciativa durante todo o mês de outubro, além da participação de diversas organizações e empresas.

O que significam os laços cor de rosa?

Desde 1982 a fundação Susan G Komen for the Cure atribuiu a fita rosa como símbolo da conscientização do câncer de mama. Anteriormente, laços coloridos já tinham um significado presente nos Estados Unidos, que ganharam força com dois eventos.

O primeiro ocorreu em 1979, quando a esposa de um refém levado para o Irã amarrou fitas amarelas em torno das árvores de sua casa, para simbolizar o ativismo contra a guerra. E a segunda utilização simbólica das fitas foi feita por ativistas contra a AIDS, com laços vermelhos para representar as pessoas que têm a doença.

Por que é importante?

O diagnóstico precoce do câncer de mama é muito importante e pode salvar vidas, por adiantar o tratamento do câncer e diminuir o risco de morte dos pacientes.

Os exames de mama são o primeiro passo na detecção do câncer. A recomendação médica é que os exames sejam feitos anualmente para mulheres com mais de 40 anos, e a cada três anos para mulheres entre 20 à 40 anos. Entre esses exames, as pacientes precisam fazer autoexames para garantir a saúde de suas mamas.

Por isso, o Outubro Rosa é uma chance de aumentar a noção das pessoas sobre a importância de detectar o câncer de mama o mais rápido possível, sabendo onde e como buscar a ajuda médica. Dessa forma, mais e mais pessoas conseguem vencer esta doença, graças à conscientização gerada durante o mês.

Gostaria de participar do Outubro Rosa? Aproveite e ajude a causa: conheça 51 ONGS  que trabalham contra o câncer de mama.

INCA – Instituto Nacional de Câncer. Outubro Rosa. Disponível em: <www.inca.gov.br/assuntos/outubro-rosa>

Radis – Fio Cruz. Qual é a cor da sua luta? Disponível em:<https://radis.ensp.fiocruz.br/index.php/home/reportagem/qual-e-a-cor-da-sua-luta>

Instituto Oncoguia. Sinais e Sintomas do Câncer de Mama em Homens. Disponível em: <http://www.oncoguia.org.br/conteudo/sinais-e-sintomas-do-cancer-de-mama-em-homens/3328/550/>

Susan G Komen for the Cure. The Pink Ribbon Story. Disponível em:<https://ww5.komen.org/uploadedfiles/content_binaries/the_pink_ribbon_story.pdf>

Compartilhar artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Artigos relacionados:

Saúde da mulher

Saúde da mulher: o que fazer para evitar as principais doenças?

O Outubro Rosa nasceu com o objetivo de compartilhar e promover a conscientização sobre o câncer de mama. O mês também marca ações que visam chamar a atenção e conscientizar todas as pessoas sobre os diversos problemas de saúde comuns na vida das mulheres. Saiba o que fazer para evitá-los.

Para entrar em contato com a central de atendimento é necessário aceitar a Politica de Cookies.