Acompanhe os principais acontecimentos dos últimos dias sobre a pandemia de COVID-19.
Vamos passar a quarentena juntos e bem informados! Toda semana trazemos uma coletânea dos últimos acontecimentos da pandemia, com as fontes mais confiáveis.
Confira as principais notícias, e se puder, fique em casa!
Brasil
OMS estima queda da transmissão no Brasil e controle da doença em 2 anos
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a tendência no Brasil é de estabilização ou queda da contaminação em certas regiões. Mas devido aos dados apresentados, alerta ao país que ainda está longe o controle da doença. No mundo, a estimativa é de que a COVID-19 esteja controlada em menos de dois anos – confira aqui.
Bahia é o único estado do Nordeste a testar vacina
No momento, duas vacinas estão sendo testadas no estado: a vacina alemã da empresa Pfizer e a americana realizada pela Universidade de Oxford. Além disso, a Bahia possui acordo com a vacina chinesa e está em processo de acordo com russos – confira aqui.
Mundo
COVID-19 não poderá ser erradicada com vacinas, comenta Mark Walport
O cientista e conselheiro do governo britânico Mark Walport analisa que a infecção do novo coronavírus não será totalmente controlada, mesmo com vacinações e tratamentos, devido ao seu alto grau de transmissão – confira aqui.
10 países que não tiveram nenhum caso de COVID-19 até o momento
Apesar de não sofrerem com a doença, ainda assim a COVID-19 impactou os pequenos países. Com a economia baseada no turismo, as localidades se encontram mais pobres após a pandemia COVID-19 – confira aqui.
Aumentam os casos de alcoolismo durante a quarentena no Reino Unido
Chris McLone é um dos casos. Mesmo cultivando uma vida saudável, o britânico revela que foi durante os primeiros dias da quarentena que passou a precisar do álcool em sua vida – confira aqui.
Vacina e tratamento
Projeto de vacina “Soberana 01” entra em fase de teste
A vacina cubana se encontra no início de uma série de testes e deverá apresentar resultados em fevereiro de 2021. A primeira testagem contou com 20 voluntários – confira aqui.
Laboratório testa medicamento para COVID-19
Na corrida pela prevenção e tratamento da COVID-19, o laboratório AstraZeneca trabalha em uma importante etapa do medicamento: a ampliação da testagem. Somente após a validação dos testes o produto pode ser utilizado por pessoas expostas ao vírus e pelas já infectadas – confira aqui.
Descobertas
Coronavírus sobrevive até 3 semanas em diversos tipos de carne
A pesquisa feita com carnes congeladas de supermercados de Singapura, utilizou amostras de salmão, frango e porco. Após as análises, o estudo conclui que o vírus pode sobreviver até 21 dias em carne congelada – confira aqui.
Física mexicana estuda formas de neutralizar o coronavírus
Mónica Olvera explica que é possível induzir um bloqueio do micróbio ao entrar nas moléculas do corpo e ainda está em busca de um polímero que seja metabolizado pelo corpo para bloquear o vírus. Nos resultados iniciais, seu experimento molecular reduziu a conexão do patógeno aos receptores humanos em 30%. – confira aqui.
Cães farejadores são utilizados para detectar COVID-19
Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia treinam cães farejadores na busca de exames menos invasivos. Através de odores corporais e da urina dos pacientes, os animais estão sendo treinados para detectar o coronavírus – confira aqui.
Dicas
Como prevenir a COVID-19 durante a gravidez e amamentação
A infectologista Juliana Caetano Barreto dá dicas de como a gestante pode prevenir a doença, mesmo que não haja estudos que indiquem que a mãe ou o leite materno seja um meio transmissor. – confira aqui.
Boas notícias
África pode ter superado pico da pandemia
De acordo com a OMS, o continente africano é o menos afetado pelo coronavírus depois da Oceania. Mesmo assim, não são todos os países da África que podem relaxar com a notícia, como é o caso da Namíbia, onde o número de infectados aumenta – confira aqui.
ONG distribui alimentos, produtos de higiene para moradores do Complexo da Maré
A ONG Redes da Maré está realizando uma série de ações no complexo de 16 periferias na Zona Norte do Rio de Janeiro. Mais de 140 mil moradores estão tendo acesso a ajuda, que pode começar por meio de um cadastro no WhatsApp da organização. – confira aqui.
Conte com o Hilab para ficar por dentro dos acontecimentos mais importantes sobre a pandemia. Semana que vem voltamos com o boletim atualizado com mais notícias, assim você não perde nada. Até lá!