Coronavírus: notícias da semana – 24/08

notícias da semana sobre coronavírus
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Acompanhe os principais acontecimentos dos últimos dias sobre a pandemia de COVID-19.

Vamos passar a quarentena juntos e bem informados! Toda semana trazemos uma coletânea dos últimos acontecimentos da pandemia, com as fontes mais confiáveis.

Confira as principais notícias, e se puder, fique em casa!

Brasil

OMS estima queda da transmissão no Brasil e controle da doença em 2 anos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a tendência no Brasil é de estabilização ou queda da contaminação em certas regiões. Mas devido aos dados apresentados, alerta ao país que ainda está longe o controle da doença. No mundo, a estimativa é de que a COVID-19 esteja controlada em menos de dois anos – confira aqui.

Bahia é o único estado do Nordeste a testar vacina

No momento, duas vacinas estão sendo testadas no estado: a vacina alemã da empresa Pfizer e a americana realizada pela Universidade de Oxford. Além disso, a Bahia possui acordo com a vacina chinesa e está em processo de acordo com russos  – confira aqui.

Mundo

COVID-19 não poderá ser erradicada com vacinas, comenta Mark Walport

O cientista e conselheiro do governo britânico Mark Walport analisa que a infecção do novo coronavírus não será totalmente controlada, mesmo com vacinações e tratamentos, devido ao seu alto grau de transmissão – confira aqui.

10 países que não tiveram nenhum caso de COVID-19 até o momento

Apesar de não sofrerem com a doença, ainda assim a COVID-19 impactou os pequenos países. Com a economia baseada no turismo, as localidades se encontram mais pobres após a pandemia COVID-19 – confira aqui.

Aumentam os casos de alcoolismo durante a quarentena no Reino Unido

Chris McLone é um dos casos. Mesmo cultivando uma vida saudável, o britânico revela que foi durante os primeiros dias da quarentena que passou a precisar do álcool em sua vida – confira aqui.

Vacina e tratamento

Projeto de vacina “Soberana 01” entra em fase de teste

A vacina cubana se encontra no início de uma série de testes e deverá apresentar resultados em fevereiro de 2021. A primeira testagem contou com 20 voluntários – confira aqui.

Laboratório testa medicamento para COVID-19

Na corrida pela prevenção e tratamento da COVID-19, o laboratório AstraZeneca trabalha em uma importante etapa do medicamento: a ampliação da testagem. Somente após a validação dos testes o produto pode ser utilizado por pessoas expostas ao vírus e pelas já infectadas  – confira aqui.

Descobertas

Coronavírus sobrevive até 3 semanas em diversos tipos de carne

A pesquisa feita com carnes congeladas de supermercados de Singapura, utilizou amostras de salmão, frango e porco. Após as análises, o estudo conclui que o vírus pode sobreviver até 21 dias em carne congelada – confira aqui.

Física mexicana estuda formas de neutralizar o coronavírus 

Mónica Olvera explica que é possível induzir um bloqueio do micróbio ao entrar nas moléculas do corpo e ainda está em busca de um polímero que seja metabolizado pelo corpo para bloquear o vírus. Nos resultados iniciais, seu experimento molecular reduziu a conexão do patógeno aos receptores humanos em 30%.   – confira aqui.

Cães farejadores são utilizados para detectar COVID-19

Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia treinam cães farejadores na busca de exames menos invasivos. Através de odores corporais e da urina dos pacientes, os animais estão sendo treinados para detectar o coronavírus  – confira aqui.

Dicas

Como prevenir a COVID-19 durante a gravidez e amamentação

A infectologista Juliana Caetano Barreto dá dicas de como a gestante pode prevenir a doença, mesmo que não haja estudos que indiquem que a mãe ou o leite materno seja um meio transmissor.  – confira aqui.

Boas notícias 

África pode ter superado pico da pandemia 

De acordo com a OMS, o continente africano é o menos afetado pelo coronavírus depois da Oceania. Mesmo assim, não são todos os países da África que podem relaxar com a notícia, como é o caso da Namíbia, onde o número de infectados aumenta – confira aqui.

ONG distribui alimentos, produtos de higiene para moradores do Complexo da Maré

A ONG Redes da Maré está realizando uma série de ações no complexo de 16 periferias na Zona Norte do Rio de Janeiro. Mais de 140 mil moradores estão tendo acesso a ajuda, que pode começar por meio de um cadastro no WhatsApp da organização. – confira aqui.

Conte com o Hilab para ficar por dentro dos acontecimentos mais importantes sobre a pandemia. Semana que vem voltamos com o boletim atualizado com mais notícias, assim você não perde nada. Até lá!

Leia mais:

Gostou do artigo? Avalie

Média da classificação / 5. Número de votos:

Acompanhe novidades sobre saúde e bem-estar: assine a nossa newsletter.

Para entrar em contato com a central de atendimento é necessário aceitar a Politica de Cookies.