Coronavírus: notícias da semana – 14/10

Acompanhe os principais acontecimentos de mais uma semana na pandemia de COVID-19. Vamos passar a quarentena juntos e bem informados!
coronavírus-notícias-Hilab
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Acompanhe os principais acontecimentos dos últimos dias sobre a pandemia de COVID-19.

Vamos passar a quarentena juntos e bem informados! Toda semana trazemos uma coletânea dos últimos acontecimentos da pandemia, com as fontes mais confiáveis.

Confira as principais notícias, e se puder, fique em casa!

Brasil

País ultrapassa 5 milhões de casos e registra 203 mortes em 24 horas 

O levantamento aponta 8.624 novos casos registrados, levando ao total de 5.102.603 infectados desde o início da pandemia. Desde ontem, dia 12, foram registrados 203 óbitos no país, totalizando 150.709 mortes por COVID-19 – confira aqui.

Estabilidade da pandemia no Brasil é positiva, mas números ainda são altos

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no sábado dia 10, o Brasil ultrapassou 150 mil mortes por COVID-19. A organização ainda ressalta que ‘imunidade de rebanho’ não pode ser considerada uma estratégia para frear a pandemia – confira aqui.

Mundo

Primeira morte por reinfecção de COVID-19 é registrada 

Após ser contaminada por COVID-19 pela segunda vez, uma holandesa de 89 anos é o primeiro registro de morte por reinfecção da doença, estando entre os cinco primeiros casos de reinfecção do mundo – confira aqui.

Holanda restringe a venda de bebidas recreativas

Após o aumento de casos na última semana, o governo holandês  determinou um novo lockdown. Além das bebidas alcóolicas não serem vendidas após as 20h, visitas em casa não poderão receber mais de três visitantes por dia – confira aqui.

OMS anuncia novo recorde de infecções em todo o mundo 

Ainda sem sinais de desaceleração, o novo recorde de casos diários desde o início da pandemia foi registrado nesta sexta-feira (9): 350.766 casos em um dia. A OMS atribui a alta a segunda leva de infecções na Europa – confira aqui.

Com hospitais lotados pela COVID-19, mães bolivianas optam por dar a luz em casa com parteiras

O parto induzido por parteiras vêm crescendo na Bolívia. Antes, apenas algumas mães escolhiam conscientemente o parto em casa. Agora com a pandemia, há muitas que optam por medo de ir para o hospital”, disse Lina Svenzen, parteira certificada – confira aqui.

Vacina

Emirados Árabes é o segundo país a realizar testes da vacina russa

A vacina russa Sputnik V testada apenas em Moscou, agora tem seu teste exportado para os Emirados Árabes e para a Bielorrússia. Resultados devem sair antes do fim de novembro, de acordo com os fabricantes – confira aqui.

Descobertas

Coronavírus sobrevive até 28 dias em algumas superfícies

Conforme estudo realizado pela Agência Nacional de Ciências da Austrália, o vírus pode sobreviver por até 28 dias em baixas temperaturas e no escuro. Foram analisadas superfícies como notas de dinheiro ou telefones celulares, onde o SARS-CoV-2 ainda pode contaminar – confira aqui.

Hipóteses sobre imunidade e COVID-19 são analisadas pelo caso de 2ª infecção mais grave

Antes de ser infectado pela COVID-19, o paciente de 25 anos não apresentava problemas de imunidade que o deixassem vulnerável à ação vírus. Agora, pesquisadores analisam as alterações no sistema imunológico causadas pelo SARS-CoV-2 confira aqui.

Dicas

Tabela ajuda na avaliação do risco de COVID-19 em eventos sociais 

Ao consultar a tabela é possível avaliar o risco do contágio ao sair para jantar ou visitar amigos. Publicada no periódico de saúde The BMJ e criada por pesquisadores da Universidade de Oxford, o material considera o uso de máscaras, o tempo de contato social, a ventilação do local, a quantidade de pessoas e até o que elas estão fazendo, entre outros fatores. – confira aqui.

Dicas para o uso de máscaras em tempo quente e seco baixa 

Com o tempo seco e o calor, o uso obrigatório da máscara pode causar desconforto e até influenciar na saúde de quem pratica exercícios físicos. Confira as dicas para passar o período de altas temperaturas protegido do coronavírus  – confira aqui.

Boas notícias

Medidas anti-COVID estão conseguindo conter mortes por gripe

Com o uso de máscaras, distanciamento social, higiene das mãos e outras medidas de prevenção ao novo coronavírus, acontece também a prevenção de outros microorganismos que provocam doenças respiratórias – confira aqui.

Conte com o Hilab para ficar por dentro dos acontecimentos mais importantes sobre a pandemia. Semana que vem voltamos com o boletim atualizado com mais notícias, assim você não perde nada. Até lá!

Leia mais:

Gostou do artigo? Avalie

Média da classificação / 5. Número de votos:

Acompanhe novidades sobre saúde e bem-estar: assine a nossa newsletter.

Para entrar em contato com a central de atendimento é necessário aceitar a Politica de Cookies.