coronavírus-notícias-Hilab

Coronavírus: notícias da semana – 21/09

Acompanhe os principais acontecimentos dos últimos dias sobre a pandemia de COVID-19.

Vamos passar a quarentena juntos e bem informados! Toda semana trazemos uma coletânea dos últimos acontecimentos da pandemia, com as fontes mais confiáveis.

Confira as principais notícias, e se puder, fique em casa!

Brasil

Primeira onda de COVID-19 no país pode acabar em outubro

Um levantamento realizado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) prevê a queda de casos para o próximo mês. Isso pode acontecer porque a transmissão da doença segue a mesma sazonalidade de outras doenças respiratórias, assim como a gripe comum. Por isso, quanto mais nos aproximamos do verão, menos será propenso o contágio – confira aqui.

Internações caem, mas mortes e casos aumentam em São Paulo

Conforme estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), desde o início da pandemia de COVID-19 houve um crescimento de 78% no número do óbito de idosos que morreram fora de hospitais, ou seja, em casa ou em abrigos. A comparação dos números atuais foi realizada com dados de 2017-2019 – confira aqui.

Monumento homenageia as vítimas do novo coronavírus

Intitulado In-finito, a obra foi inaugurada neste domingo (20) no Crematório e Cemitério da Penitência, no Rio de Janeiro. O projeto da arquiteta Crisa Santos foi planejado para ser doado a cemitérios públicos e privados, para que os familiares possam homenagear as vítimas ao inscrever seus nomes no monumento – confira aqui.

Mundo

2ª onda de COVID-19 pode levar Europa de volta ao lockdown

A transmissão do coronavírus no continente se encontra em níveis alarmantes, levando as autoridades a cogitarem um novo lockdown. Em alguns países europeus, os registros diários são maiores se comparados aos meses de março e abril – os piores momentos da pandemia – confira aqui.

Taj Mahal reabre apesar do aumento de casos na Índia

Após seis meses fechado por conta da pandemia, o monumento mais visitado da Índia reabre nesta segunda (21). Apesar do aumento das infecções, o país está focado na reabertura da economia – confira aqui.

+ de 30 milhões de casos em todo o mundo

Sem sinais de desaceleração da pandemia, a COVID-19 ultrapassa 30 milhões de casos ao redor do mundo. Esse número supera de longe os piores cenários de mortes ligadas à Influenza, que ficam em torno de 290 e 650 mil – confira aqui.

Rússia aprova primeiro medicamento anti COVID-19 

O tratamento Coronavir da farmacêutica R-Pharm foi liberado inicialmente para uso hospitalar em julho. Agora, após testes clínicos avançados com 168 pacientes infectados, o remédio foi disponibilizado para a distribuição nas farmácias russas – confira aqui.

Vacina

Estado de São Paulo receberá as primeiras doses de Coronavac

Nos próximos dias, o Instituto Butantan receberá as primeiras 5 milhões de doses da vacina chinesa. O medicamento será envasado e estará pronto para aplicação, dependendo apenas da conclusão dos testes e da liberação da Anvisa – confira aqui.

Eficácia de vacina de tuberculose contra a COVID-19 será testada em outubro

Os testes de eficácia contra o novo coronavírus serão feitos pela Fiocruz, baseados em pesquisas que demonstram  avanços no tratamento de infecções virais com a vacina BCG. Por ser um imunizante com efeitos adversos já conhecidos, os testes de segurança são secundários – confira aqui.

Descobertas

7 avanços científicos conquistados em meio à pandemia 

Em apenas seis meses (tempo considerado curto para a ciência) a pandemia mobilizou recursos e o trabalho incansável de pesquisadores de todo o mundo. Com o grande estímulo de outras áreas, a ciência está conseguindo promover mudanças revolucionárias – confira aqui.

Estudo sugere que dengue estimule imunidade contra a COVID-19

O estudo investiga uma possível interação imunológica entre os vírus da dengue e o novo coronavírus a partir da observação de lugares do Brasil em que grande parte da população contraiu dengue entre o ano passado e este ano. A análise não conclusiva demonstra que esses locais demoraram mais tempo para atingir o nível de transmissão comunitária da COVID-19 confira aqui.

Dicas

Coronavírus-SUS: app permite rastrear casos positivos de COVID-19

Já é possível saber se houve o encontro com alguém infectado, por meio dos alertas do aplicativo Coronavírus-SUS, que não revela a identidade dos usuários. Essa é uma tentativa trazer segurança para a população que retorna à vida cotidiana – confira aqui.

Saúde mental: veja dicas para evitar ansiedade na pandemia

Dores de cabeça e no corpo, sono interrompido, palpitações, tremor e suor são alguns sintomas que podem traduzir a ansiedade. Se atente às dicas que ajudam a preservar a saúde mental durante a pandemia – confira aqui.

17 dicas para se proteger da COVID-19 em eventos sociais 


Quando for comer fora ou sair com os amigos, fique de olho na procedência do lugar, não faça uso de objetos compartilhados e se atente a outros hábitos de higiene para evitar o contágio – confira aqui.

Boas notícias

Torcedores arrecadam doações para ambulantes que trabalham em estádios

Vendedores ambulantes de estádios receberam doações de torcedores do Vasco, do Flamengo e do Botafogo. As torcidas se uniram em uma vaquinha para ajudar os trabalhadores, agora inativos por causa da pandemia – confira aqui.

Projetos encontram doadores de computadores para alunos estudarem durante a pandemia 

Desde o começo da pandemia estudantes sem acesso às tecnologias estão sofrendo para assistir as aulas virtuais. Para ajudar a situação desses jovens, projetos buscam a doação de computadores com as seguintes exigências: que os aparelhos liguem e tenham acesso a internet – confira aqui.

Conte com o Hilab para ficar por dentro dos acontecimentos mais importantes sobre a pandemia. Semana que vem voltamos com o boletim atualizado com mais notícias, assim você não perde nada. Até lá!

Compartilhar artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Artigos relacionados:

Para entrar em contato com a central de atendimento é necessário aceitar a Politica de Cookies.