Aplicativos para controlar o diabetes: confira algumas dicas

Quer dicas de aplicativos para controlar o diabetes? Confira alguns app's recomendados pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Segundo o Ministério da Saúde, o diagnóstico do diabetes aumentou 61,8% em 10 anos no Brasil. Estima-se que existam no nosso país, 13 milhões de diabéticos, dos quais 50% não estão diagnosticados.

Como o diabetes é uma doença crônica e por isso acompanha o paciente por um longo período, muitos cuidados são necessários, fazendo com que muitos tenham dificuldade em controlar a doença.

A boa notícia é que existem muitos aplicativos interessantes para auxiliar esse controle. 

Confira algumas dicas no artigo a seguir. 

Glic – Diabetes e Glicemia

O glic possibilita o registro da glicemia, alimentação e cálculo automatizado de doses a partir da prescrição médica. 

As principais funcionalidades incluem: gráfico de glicemia, diário de glicemia, diário de alimentação, contagem de carboidratos, cálculo de dose de insulina bolus de correção (carboidrato), cálculo de dose de insulina bolus de gordura, tabela nutricional de mais de 1.500 alimentos e alerta de hipoglicemia.

Desde 2009, o aplicativo é recomendado pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). 

Glicemias online 

Outra ferramenta recomendada pela SBD é o Glicemias Online, que pode ser utilizado para registro e compartilhamento de informações sobre o do diabético. 

Com essa ferramenta você pode manter o registro das glicemias, medicamentos, exames de Hemoglobina Glicada, entre outros. Essas informações podem ser compartilhadas com o médico. 

Medisafe

O Medisafe é um aplicativo permite gerenciar a ingestão de remédios, com informações como dosagem e horários. O aplicativo é bem simples e também é recomendado pela SBD. Seguindo algumas etapas simples,  é possível adicionar o medicamento e seus lembrete, o que facilita o monitoramento da saúde. 

Minsulin 

O Minsulin é um aplicativo que permite o cálculo da dose de insulina a cada refeição a partir da contagem de carboidratos consumidos. Com o aplicativo é possível compartilhar as informações sobre a glicemia e as doses aplicadas com os profissionais de saúde. 

Aplicativos para monitorar a atividade física 

O controle do diabetes vai além do controle da glicemia. Por isso, também é importante monitorar a atividade física.  Existem vários aplicativos com este propósito como o Runtastic, o Strava, o RunKeeper, entre outros. 

E você conhece algum aplicativo útil para os diabéticos? Deixe sua resposta nos comentários. 

Ministério da Saúde. Diabetes aumenta no país e já atinge 9% dos brasileiros. Disponível em: <http://portalms.saude.gov.br/noticias/sas/41846-diabetes-aumenta-no-pais-e-ja-atinge-9-dos-brasileiros>. Acesso em: 27 de março de 2019. 

Lista de Recursos Tecnológicos para Suporte ao Tratamento do Diabetes. Disponível em: <https://www.diabetes.org.br/profissionais/lista-de-recursos-tecnologicos>. Acesso em: 27 de março de 2019. 

 

Leia mais:

Gostou do artigo? Avalie

Média da classificação / 5. Número de votos:

Acompanhe novidades sobre saúde e bem-estar: assine a nossa newsletter.

Para entrar em contato com a central de atendimento é necessário aceitar a Politica de Cookies.